Loading...
Blog
  • Main page

(no title)

By Eldson 0
09.05.2017

A Calistenia é uma combinação de exercícios simples com arte, música e beleza, com a finalidade de exercitar todo o corpo, desenvolvendo graça na mulher e elegância no homem”.

-Dr.Skartron, pesquisador de Educação Física.

 

Calistenia é um método de treinamento que tem como principal característica a realização de exercícios que utilizam como carga, somente o peso corporal, para testar a sua resistência e adquirir músculos;
se define como um conjunto de exercícios que concentram seu interesse nos movimentos de grupos musculares, mais que na potência e no esforço, com o objetivo de desenvolver a agilidade, a força física e a flexibilidade;
se tenta alcançar a maior contração muscular e que o corpo adquira um alinhamento correto, já que assim, permite modelar o corpo, melhorar a postura e definir um bom contorno corporal.

Benefícios da Calistenia:

  • fisioterapeutas recomendam a calistenia em patologias como a escoliose, a hérnia de disco ou problemas de joelho, ( o fato de não provocar impactos nas articulações e de permitir modelar o corpo, tonifica-lo e alinha-lo ao mesmo tempo, tem sido uma das razões pelas quais muitas pessoas escolhem estas aulas).
  • corpo em movimento;
  • melhora a postura;
  • tonifica grupos musculares;
  • cuida das articulações;
  • promove o crescimento de massa muscular magra;
  • auxilia no aumento de sua força;
  • você pode se exercitar em qualquer lugar, ( com acompanhamento de um Profissional de Educação Física);
  • promove uma melhor mobilidade, flexibilidade, agilidade e resistência;
  • evolução de sua coordenação motora;
  • proporciona perca calórica, o que atrelada à uma Dieta Nutricional equilibrada levará a perca de peso com saúde e definição corporal.

História da Calistenia:

A calistenia começou a desenvolver-se na França no século XIX. Em 1822, Phokion Heinrich Clias começa a difundir tanto na França como na Inglaterra a calistenia, popularizou a prática também através de livros como  Callisthenie ou gymnastique des jeunes filles (Calistenia ou ginastica das mulheres jovens) publicado em Paris em 1828.
Uma de suas discípulas, Marian Mason, publicou em 1827 o livro (Em quanto a utilidade do exercício ou um par de observações sobre as vantagens que se derivam dos efeitos saudáveis dos exercícios de calistenia) – em tradução livre.

A popularidade da calistenia como componente da educação de mulheres se incrementou com a obra dos alemães Friedrich Jahn e Adolf Spiess. Nos Estados Unidos a difusora da disciplina foi Catharine Beecher, que publicou em 1857 o livro (Fisiologia e calistenia para as escolas e para as famílias) – em tradução livre. Essa metodologia era utilizada com soldados que estavam em guerra e precisavam de alternativas para manter o corpo condicionado para as possíveis adversidades.

Dicas para a prática de Calistenia:

1 – Consuma de 2 a 3 gramas de proteína por quilo de peso por dia para a hipertrofia acontecer;

2 – Ingira a quantidade necessária de calorias por dia;

3 – treine pernas desde o começo;

4 – hábitos alimentares saudáveis é essencial;

5 – Beba de 2 a 4 litros de água por dia;

6 – Tenha um plano e metas específicas;

7 – dores articulares é um sinal de movimentos executados de forma errada;

8 –as articulações dos ombros são essenciais para a prática da Calistenia, e muito exigidos também, por isso muito cuidado;

9 – Foque no exercício;

10 – Corte ao máximo bebidas alcoólicas;

11 – Evite noites mal dormidas;

 

author: Eldson

Graduando em Educação Física na UNIFOR ( Universidade de Fortaleza) 22 anos, Fortaleza - Ce

Comment
0

Leave a reply