Blog

Musculação; a atividade ideal para a promoção da Saúde Musculoesquelética e Cardiovascular!

By  | 

Os efeitos promotores de saúde dos exercícios físicos são conhecidos há várias décadas e atualmente melhor compreendidos, justificando a importância do incentivo de atividade física habitual para todas as pessoas. Paralelamente, os efeitos dos exercícios físicos para a recuperação da saúde também são atualmente melhor compreendidos. Um aspecto importante é que os exercícios mais intensos são mais eficientes para todas as finalidades, embora os exercícios mais suaves sejam mais seguros. Evidências atuais sugerem que os exercícios resistidos da musculação sejam os mais eficientes para promover saúde geral, além de produzir a mescla de qualidades de aptidão mais adequada para a funcionalidade. Por outro lado, esses exercícios também têm sido identificados como os mais seguros porque permitem controle ideal de sobrecargas, tanto musculoesqueléticas quanto cardiovasculares. A musculação tem a eficiência dos exercícios intensos associada a segurança dos exercícios suaves.

Na medida em que as pessoas se afastam da juventude os processos de desgaste do sistema musculoesquelético se tornam cada vez mais prevalentes. Esses desgastes das articulações e dos músculos são de natureza genética, podendo começar a aparecer no início da maturidade e não são produzidos pelo uso como inicialmente se pensou. Atualmente se sabe que a utilização habitual e adequada do aparelho locomotor estimula a vitalidade das cartilagens e dos discos intervertebrais, melhora a estrutura óssea e fortalece músculos e tendões. No entanto, esforços esportivos, de lazer ou de trabalho com características inadequadas podem produzir ou agravar sintomas na vigência de processos degenerativos.

A musculação será sempre a atividade ideal na presença de processos patológicos por duas razões: eficiência e segurança. Os exercícios resistidos têm os melhores efeitos para fortalecer e alongar músculos e tendões, ao mesmo tempo em que podem ser adaptados para não forçar excessivamente as estruturas articulares envolvidas. Um eficiente alongamento muscular foi identificado como efeito das contrações excêntricas dos exercícios resistidos. Assim sendo, os efeitos tróficos e vitalizantes dos exercícios resistidos ocorrem ao mesmo tempo em que as estruturas comprometidas são aliviadas e podem se recuperar de processos inflamatórios.

GOSTOU DO CONTEUDO?

Deixe seu nome e seu email para poder lhe manter atualizado com as melhores informações.

privacy 0% SPAM

Graduando em Educação Física na UNIFOR ( Universidade de Fortaleza) 22 anos, Fortaleza - Ce

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *