Blog

Afinal como a Musculação faz seus músculos crescerem? Quais os tipos de Força e Contrações Musculares gerados no exercício? Qual o melhor tipo de treino? SAIBA AQUI

By  | 

A força refere-se a capacidade dos músculos de exercer tensão; gerando assim uma contração que leva ao encurtamento das fibras musculares, sendo uma resposta normal a um estímulo nervoso, sendo assim quando a pessoa realiza qualquer movimento, desde os mais simples como levantar-se, ou estar de pé, até levantar dezenas de quilos de peso, seu corpo estará realizando Contrações Musculares, dentro do treinamento resistido é importantíssimo conhecer quais os tipos de Contrações , quando e como acontecem, veja à seguir:

  • Contração Isotônica / Dinâmica: São quando os elementos contráteis do músculo são contraídos, os elementos elásticos não modificam seu comprimento,  sendo bem perceptível em alguns movimento como a flexão de cotovelo;
  •  Contração Isométrica / Estática: Quando há contrações dos elementos contráteis do músculo, estirando também os elementos elásticos, acontecendo um desenvolvimento
  • Contração Autotônica: É a combinação das solicitações isométricas com a isotônica. É importante observar que em uma contração concêntrica há um encurtamento muscular da região de trabalho, enquanto que na fase excêntrica ocorre um alongamento.( Notório também não confundir a fase passiva de uma contração concêntrica com a contração excêntrica. No primeiro caso ocorre um alongamento da musculatura, mas como consequência do relaxamento da mesma. No segundo caso, o alongamento observado é consequência de uma reação ativa da musculatura a uma resistência maior que a força muscular desenvolvida no momento. )
  • Contração Concêntrica: Fase dos exercícios que se levanta o peso, ou seja, contração muscular em que a força gerada é superior a resistência oferecida, e onde normalmente ocorre o encurtamento do músculo.
  • Contração Excêntrica: Fase dos exercícios em que se desce o peso, ou seja, a contração muscular em que mesmo gerando tensão.ocorre alongamento do músculo.

De acordo com a fase do treinamento em que esteja, é necessária a variação entre esses tipos de contrações, lembrando que a presença do Profissional de Educação Física na Musculação é essencial.

Vianna (2009).

GOSTOU DO CONTEUDO?

Deixe seu nome e seu email para poder lhe manter atualizado com as melhores informações.

privacy 0% SPAM

Graduando em Educação Física na UNIFOR ( Universidade de Fortaleza) 22 anos, Fortaleza - Ce

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *