Loading...
Blog
  • Main page
01
02
2019

Como aumentar a ABSORÇÃO das proteínas pelo organismo – Fisiologia e metabolismo

By admin 0

É necessário consumirmos alimentos de conteúdo protéico todos os dias para cobrir os requerimentos diários de aminoácidos essenciais. Cerca de 90% das proteínas que consumimos se decompõem em aminoácidos e passam a formar parte da “reserva” de aminoácidos que o corpo utiliza quando necessita reparar os músculos e outros tecidos ou para fazer qualquer outra função dependente das proteínas (o corpo expulsa os outros 10%). A diferencia dos carboidratos e das gorduras, é que o corpo pode armazená-los como glicogênio ou triglicerídeos, respectivamente, para uso posterior, enquanto que os aminoácidos não podem ser armazenados de nenhuma forma no corpo e, por isso, é importante consumi-los suficientemente todos os dias.

Quando ingerimos alimentos que contém proteínas, a molécula das proteínas será decomposta na boca e no intestino delgado, onde os aminoácidos são separados. Uma vez liberados os aminoácidos, eles podem ser:

  • Convertidos em glicose
  • Convertidos em triglicerídeos e armazenados como gordura corporal
  • Liberados na corrente sanguínea como plasma protéico ou aminoácidos livres para serem utilizados como energia.

Quando ingerimos a quantidade adequada de proteínas para cobrir as necessidades diárias de aminoácidos do corpo, consideramos que o corpo está em equilíbrio proteico; no entanto, se não ingerimos a quantidade adequada, as proteínas (normalmente dos músculos) se decompõem para cobrir as “reservas” de aminoácidos. Consumindo proteínas além do que o nosso corpo necessita, o excesso de aminoácidos se decompõe e o nitrogênio, amoníaco, ácido úrico e a creatinina resultantes são secretados mediante a urina, e parte dos aminoácidos que ainda se conservam podem ser armazenados como gordura corporal, ou como músculos.

author: admin