Loading...
Blog
  • Main page
06
04
2017

Conheça a Corrida de Orientação – Uma bússola, um mapa, a natureza e muita atividade física!

By Eldson 0

Orientação é um desporto individual ou de duplas que tem como objetivo percorrer uma determinada distância mais rápido que os demais competidores, em terreno variado e desconhecido, obrigando os atletas a passar por determinados pontos no terreno (postos de controle) e descritos num mapa distribuído a cada concorrente.

É permitido o uso de uma bússola,  e o esporte usa a própria natureza como campo de jogo, uma característica interessante é que entre os participantes à uma grande preocupação com o meio ambiente criando assim uma grande rede de conscientização ambiental.

Os tempos gastos para percorrer o trajeto são em função das capacidades físicas dos participantes, do treinamento de leitura de mapas e da rapidez para se orientar utilizando técnicas estabelecidas, assim como, das suas capacidades de adaptação ao terreno e da escolha correta dos itinerários.

Os percursos são de uma extrema variedade e as características do terreno podem ser diversas: areia, florestas mais ou menos densas, relevos mais ou menos acidentados, etc. As únicas divisões entre os competidores é pela idade e categorias de experiência;


Categorias de dificuldade: Elite (E), Muito Difícil (A), Difícil (B) e Novato (N), o que propicia aos atletas competirem em igualdade técnica e física.

Modalidades: Pedestre, Mountain Bike, Precisão (cadeirantes) e Ski (praticado em países onde há neve).

o Mapa:

O mapa para orientação é uma carta topográfica detalhada, contendo o necessário para a competição.

Deve de obedecer a determinados requisitos como:

  • representar com a maior fidelidade possível as condições do terreno na época da competição;
  • ser completo e detalhado;
  • ser isentas de qualquer indicação que não sirva a finalidade;
  • ser claro e fáceis de ler mesmo à noite;
  • ter no seu todo uma precisão que permita usar bem os instrumentos de navegação (Bússola e escalas);
  • ser resistente ao tempo e ao manuseio durante a competição.

Hoje em dia, os mapas mais comuns que se utilizam estão na escala de 1/10 000, utilizando cinco cores representando os diferentes acidentes do terreno.

A História do Esporte:

O sueco, Major Killander foi considerado o “pai da orientação”. Em 1918, observando a queda dos concorrentes a corridas através do campo, decidiu usar a natureza para motivar a participação nessas competições.

Em 1922, realizou-se o primeiro campeonato distrital na Suécia e em 1937, o primeiro campeonato nacional desse mesmo País.

Os governantes suecos apercebendo-se da utilidade deste desporto, oficializaram para que esta atividade fosse introduzida nos currículos escolares em 1942. Ainda hoje, a orientação é um dos desportos mais praticados na Suécia e nos restantes países nórdicos.

No Brasil:

Em 1971, o Coronel Tolentino Paz, pioneiro na orientação, organizou as primeiras competições militares no Brasil.

Em 1974, o desporto orientação foi incluído no currículo da Escola de Educação Física do Exército, EsEFEx, sendo uma disciplina obrigatória. Sua inclusão ocorreu por meio do Ministério de Educação e Cultura, MEC. Nesta Escola, neste mesmo ano, é editada a primeira publicação técnica brasileira sobre o esporte orientação.

Alguns Sites interessantes para novos adeptos da prática:

Confederação Brasileira de Orientação  / Federação Paraibana de Orientação.

 

 

[optin_box style="27" alignment="center" email_field="email" email_default="Escreva Seu Email" email_order="0" integration_type="mailpoet" double_optin="Y" thank_you_page="http://comotreinar.com/ok-email" list="1" name_field="firstname" name_default="Escreva Seu Nome" name_order="0" name_required="Y" opm_packages=""][optin_box_field name="headline"]GOSTOU DO CONTEUDO?[/optin_box_field][optin_box_field name="paragraph"]PHA+RGVpeGUgc2V1IG5vbWUgZSBzZXUgZW1haWwgcGFyYSBwb2RlciBsaGUgbWFudGVyIGF0dWFsaXphZG8gY29tIGFzIG1lbGhvcmVzIGluZm9ybWHDp8O1ZXMuPC9wPgo=[/optin_box_field][optin_box_field name="privacy"]0% SPAM[/optin_box_field][optin_box_field name="top_color"]undefined[/optin_box_field][optin_box_button type="0" button_below="Y"]Quero Me INSCREVER[/optin_box_button] [/optin_box]

author: Eldson

Graduando em Educação Física na UNIFOR ( Universidade de Fortaleza) 22 anos, Fortaleza - Ce

Comment
0

Leave a reply