Blog

Corridas de Aventuras – Emagrecimento através do esporte, natureza e muita adrenalina

By  | 

Corridas de Aventuras são competições que envolvem várias modalidades de esportes de aventura. em geral são realizadas no ambiente natural e têm como característica uma logística complexa, tanto na organização dos eventos como na formação e preparação das equipes de atletas. Por envolver muitas atividades esportivas, a quantidade de equipamentos utilizada pelos atletas é grande e a maioria é requerida obrigatoriamente pela organização da prova.

Não há um formato obrigatório, mas o mais utilizado é com equipes de dois a quatro atletas que precisam percorrer um trajeto marcado em mapas e cartas topográficas que são fornecidos pela organização do evento.

Alguns Benefícios:

  • trabalham diversos grupos musculares
  • promove melhoria da coordenação
  • aumento da força
  • flexibilidade
  • equilíbrio
  • agilidade
  • concentração
  • estimula a auto confiança
  • estimula a auto estima
  • contato com a natureza
  • melhora cardiovascular

Modalidades mais comuns nas corridas de aventura:

Trekking – Corrida ou caminhadas longas em trilhas ou estradas, vencendo desníveis topográficos.

Mountain Bike – Trecho percorrido em bicicleta.

Canoagem – Trechos de rios, mar ou lagos percorridos em canoas, caiaques ou balsas de rafting. Algumas vezes os atletas disputam a modalidade de bóia-cross ou aqua-ride, que é a descida de corredeiras montados em bóias de caminhão amarradas em formato de bote.

Atividades verticais – Desníveis verticais a serem transpostos utilizando-se de técnicas de escalada – tirolezas, ascensões ou rapéis.

A corrida de Aventura pode ser de apenas uma modalidade ou envolver mais de uma, de acordo com o terreno, objetivo e nível dos participantes, alterando-se também o tamanho da corrida para participantes iniciantes e mais experientes.

O que preciso para fazer uma Corrida de Aventura?

Durante toda a corrida, é necessário se utilizar de conhecimentos de orientação e navegação para poder passar pelos postos de controle, os PCs, marcados no mapa, tomando os caminhos mais curtos ou mais rápidos e registrando a passagem da equipe no local definido pela organização em ordem cronológica.

As competições podem ser classificadas de acordo com o tempo e distância total percorrida pelas equipes. As corridas podem ter de 40 a 400 km e durarem de algumas horas a vários dias e em muitas competições é somente a menor parte das equipes inscritas que consegue completar a prova.

Alguns sites interessantes para saber um pouco mais do esporte:

http://www.rbca.com.br/

http://www.adventuremag.com.br/blogsv2/adventuremagz/iniciando/o-que-e-corrida-de-aventura/

GOSTOU DO CONTEUDO?

Deixe seu nome e seu email para poder lhe manter atualizado com as melhores informações.

privacy 0% SPAM

Graduando em Educação Física na UNIFOR ( Universidade de Fortaleza) 22 anos, Fortaleza - Ce

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *