Loading...
Blog
  • Main page

É melhor fazer exercícios logo depois de acordar? Ou só no final do dia? SAIBA AQUI!

By Eldson 0
10.05.2017

Tem muitas pessoas que se forçam a levantar de madrugada, para malhar antes da rotina do dia a dia, enquanto outras malham depois de um dia inteiro de trabalho ou estudo, quando seu corpo e mente já está estão esgotados, e
fica a dúvida, então qual o melhor horário para o treino físico?   se é que existe um…
Conheça a seguir alguns problemas e benefícios de fazer a prática de exercício físico pela manhã e pela noite:

 

De manhã

Vantagens

– Se o seu trabalho ( rotina)  te exige física e mentalmente desde o incio até sua partida, e te deixa esgotado no final, provavelmente o exercício durante a manhã é a melhor opção, nesse horário a sensação de disposição é maior, e você se sentirá com mais energia para enfrentar o resto do dia.

– A queima de gordura pela manhã é maior, porque o corpo vai consumir para gerar energia primeiramente os açúcares e depois a gordura, e você provavelmente ainda não consumiu todas os carboidratos.

– Os benefícios psicológicos do exercício pela manhã são maiores que em outro horário para a grande maioria das pessoas, a prática limpa a mente e dá uma injeção de energia positiva para o resto do dia.

Desvantagem

– O risco de lesão pela manhã é maior principalmente na região da coluna vertebral, devido a um inchaço que acontece nos discos intervertebrais, provocando instabilidade para as vértebras, para a volta ao normal dos discos demoram em volta de 1 ( uma ) hora, é recomendável iniciar a prática de exercício após esse tempo depois de acordar.

À noite

Vantagens

– A ingestão de comida durante todo o dia ajuda energeticamente a eficiencia no levantamento de pesos e número de repetições

– Mais disposição para a prática, você está mais preparado fisicamente, músculos com flexibilidade aguçadas,  salvo “exceções”.

– Tempo pra praticar com tranquilidade, como à noite você provavelmente não terá compromissos tão próximos, sobrará tempo para se exercitar com tranquilidade, para um bom aquecimento, alongamento e descanso entre séries.

-Seu  corpo estará mais preparado para exercícios de explosão e saltos, devido as demandas durante o dia, que serviram para “preparar” seu corpo para algo de maior intensidade, diferente de sair de um estado de repouso que é no caso do exercício pela manhã.

Desvantagem

– Exercícios aumentam o nível de cortisol no sangue, o que eleva a pressão sanguínea e a atenção. Fazer exercícios muito tarde faz com que o corpo tenha um pico de cortisol em um momento em que ele deveria estar diminuindo, o que pode interferir no sono.

– Se o seu trabalho for muito estressante, física e mentalmente falando, trabalhar o dia todo e depois encarar a academia pode ser puxado demais, se você percebe que está esgotado ao fim de um dia de trabalho, a manhã talvez seja a melhor opção, e se isso acontecer muitas vezes, provavelmente os resultados do seu treino serão prejudicados.

Conclusão:

Depende de cada um, do seu bem estar, o seu tempo, e sua individualidade, não existem pesquisas que determinem isso, mas devemos levar em consideração alguns dados, como esse texto mostrou, e nos ajustarmos se necessário para nosso corpo sentir todos os benefícios de um bom treino, só não dá pra ficar parado, o sedentarismo causa doenças e e mortes tanto quanto o tabaco… Por isso continue treinando e boa sorte !!

author: Eldson

Graduando em Educação Física na UNIFOR ( Universidade de Fortaleza) 22 anos, Fortaleza - Ce

Comment
0

Leave a reply