Blog

Está Sobrepeso? Reprograme seu cérebro com 5 dicas essenciais para mudar de hábitos. Leia os malefícios de uma vida sedentária. 

By  | 
A falta de atividade física é um fator permissivo para a obesidade, a qual, é um grande problema pessoal e de saúde pública.

A atividade física é um relevante instrumento não-farmacológico no tratamento da obesidade e das desordens metabólicas associadas a ela, a inatividade física é considerada um fator primário (modificável) para doença coronariana, representando um risco relativo igual a 1,9 (dobro de chances), sendo similar ao tabagismo (2,5), colesterol elevado (2,4) e hipertensão (2,1).

A importância da atividade física regular sobre aspectos da qualidade de vida das pessoas, todavia a rotatividade por parte dos alunos, a curta permanência e inúmeras faltas aos programas de atividades físicas impedem que alcancem seus objetivos. Muitas são as justificativas, porém a expectativa de obter resultados no menor tempo possível, característica comum à cultura atual e que não se aplica a prática do exercício físico, leva-os à frustração e consequentemente à irregularidade e abandono dos programas.

O exercício físico regular (3x por semana / 20minutos ou mais), pode reduzir tanto direta quanto indiretamente o risco de doenças cardiovasculares, tendo influências sobre a obesidade, resistência à insulina e hipertensão.

Para aprendermos o idioma da saúde, são necessárias 5 etapas, sendo:

1a – A informação: malefícios ou benefícios de certos hábitos; e admitida a informação;

2a – a disposição de mudar;

3a – colocá-la em prática, pois saúde é comportamento, contudo, não pode ser esporádico;

4a – transformar-se em hábito.

5a – deve ser incorporado à sua rotina.

Você já teve bastante informação sobre malefícios e benefícios da atividade física, agora aproveite essa disposição que estava adormecida, coloque em pratica no seu ritmo, não precisa ser rápido, transforme em hábito ao menos 20 minutos, 3 vezes por semana, pode ser uma simples caminhada até ao mercado, ou descer uma parada antes do trabalho e ir andando, o pouco que for conseguido ainda é muito mais que está parado, o segredo consiste em apenas começar.

” Você não tem que ser grande para começar, mas você tem que começar para se tornar grande. “

Referencias bibliográficas (créditos) :
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3753/2585

GOSTOU DO CONTEUDO?

Deixe seu nome e seu email para poder lhe manter atualizado com as melhores informações.

privacy 0% SPAM

Graduando em Educação Física na UNIFOR ( Universidade de Fortaleza) 22 anos, Fortaleza - Ce

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *