Blog

Exercícios usando apenas o peso do corpo ” Calistênicos” para trincar as pernas!

By  | 

asPara entedermos melhor como funciona esses exercícios que usam como carga o peso do próprio corpo, veja a definição de;

  • Calistenia:A calistenia se define como um conjunto de exercícios que concentram seu interesse nos movimentos de grupos musculares, mais que na potência e no esforço, com o objetivo último de desenvolver a agilidade, a força física e a flexibilidade. Se tenta alcançar a maior contração muscular e que o corpo adquira um alinhamento correto, já que assim, permite modelar o corpo, melhorar a postura e definir um bom contorno corporal, o método e as técnicas utilizadas durante uma aula de calistenia torna esta atividade acessível para qualquer pessoa, já que muitasvezes não é preciso equipamentos e não existe limites de idade, e inclusive os fisioterapeutas recomendam a calistenia em patologias como a escoliose, a hérnia de disco ou problemas de joelho.

Com um controle mais adequado das cargas, alguns ajustes nas execuções do treino, é possível treinar comalto rendimento e resultado, tornando o uso de equipamentos opcionais; veja à seguir alguns movimentos que podem ser usados e que te trarão um excelente resultado:

  •  Agachamento com salto

Um exercício que se enquadra na categoria dos pliométricos. O agachamento com salto é muito interessante na hora de potencializar a intensidade do treino para “trincar” as pernas.

Basicamente, ele é igual ao agachamento tradicional, com uma pequena diferença. A fase concêntrica deste movimento é feita de forma mais rápida e no final, temos um salto. Com isso, temos uma fase excêntrica com mais carga, para “frear” o movimento e uma concêntrica mais acelerada, o que ajuda no estímulo.

  • Subida no caixote

Este é um movimento com forte trabalho muscular não apenas das pernas, mas do glúteo também. Ele pode ser feito em um banco, cadeira ou caixote;

  • Flexão plantar

Um dos grandes erros que algumas pessoas cometem quando fazem um treino com o peso do corpo para as pernas, é não treinar as panturrilhas. Elas ajudaram a melhorar a questão estética e também a funcional de suas pernas.

Neste caso, o ideal é usar movimentos simples;

  • Avanço

Se o agachamento é básico, o avanço também está neste time! Um movimento básico e de execução um pouco mais fácil do que o agachamento, para potencializar o movimento são usar ele apenas para um lado e depois, para o outro, ou executa-lo em uma subida, também se pode usar 2 pesos nas mãos, o que dificultará além da carga no equilíbrio,  Isso fará com que haja uma maior sobrecarga muscular e consequentemente, melhores resultados:


Esses exercícios devem ser realizados sob prescrição e acompanhamento do Profissional de Atividade Física.

 

 

 

GOSTOU DO CONTEUDO?

Deixe seu nome e seu email para poder lhe manter atualizado com as melhores informações.

privacy 0% SPAM

Graduando em Educação Física na UNIFOR ( Universidade de Fortaleza) 22 anos, Fortaleza - Ce

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *