Loading...
Blog
  • Main page
16
10
2018

Formula para calcular o PESO IDEAL

By admin 0

A definição de peso ideal é algo muito subjetivo. Depende de muitas coisas: estética, saúde, tipo de esporte, gostos, etc. Não há nenhum argumento que o decida, ainda que em função de cada caso específico, há uma série de pautas que o determinam, sobretudo em atletas.

Conseguir o peso ideal é algo que tem muito a ver com o aspecto psicológico, principalmente pelo desejo inerente ao ser humano de gostar de si mesmo e dos demais. Há também, muita relação com o rendimento desportivo, já que todos sabem que o que entendemos por “gordo” se afasta muito de um ótimo rendimento no treinamento ou competição.

Desde muito tempo atrás, fala-se muito em como se determinar o peso ideal. Antigamente, utilizavam-se somente os dados de peso e altura, porém, na atualidade estes dados se tornaram obsoletos e, assim, vemos que o peso corporal dos desportistas, principalmente nos esportes de força, supera o conceito clássico de que o peso ideal equivaleria ao peso em quilos igual aos centímetros da estatura sobre o metro (fórmula de Brocca: estatura (cm) – peso (kg).

Por exemplo, para um individuo que mede 172cm, o peso ideal seria 72 kg. Este conceito está amplamente superado e em boa medida, por “culpa” desta fórmula gerou-se as técnicas de evolução do treinamento no fitness e no culturismo. Sem dúvidas, pode ser válido para pessoas sedentárias ou que realizam um esporte moderado, sem pesos.

O Indice de Massa Corporal IMC é outro método que relaciona estatura e peso corporal e utiliza o sistema métrico. A formula é:

IMC = Peso Corporal KG / Estatura (m)2.

Assim, se um individuo pesa 70 kg e medem 178 cm de estatura, seu IMC seria 70/1, 782 que é igual a 22,1 kg/cm2.

Normalmente, é considerado um IMC normal os valores que oscilam entre 20 e 25. O índice ideal seria para mulheres 21,3 e 22,1 e para os homens 21,9 e 22,4. Os valores superiores a 25 podem ser alarmantes para a saúde e é considerado como sobrepeso.

Enquanto que os valores superiores a 30 estão definidos como obesidade. Novamente há que levar-se em conta que esta cifra não é válida para atletas do fisiculturismo e força.

Tags for this post

author: admin