Loading...
Blog
  • Main page
07
04
2017

HIPERTROFIA MUSCULAR – O que é? Quais as diferenças ? Como conseguir ?

By Eldson 0

HIPERTROFIA MUSCULAR A hipertrofia muscular é uma resposta fisiológica caracterizada pelo aumento do volume dos músculos decorrentes de estímulos através do exercício físico, gerando mais força, para suportar cargas maiores.

Por isso no meio da musculação (que é a forma mais eficiente de obter hipertrofia muscular) é muito comum ouvir esse termo, mas pra a musculação não é o único fator.

É necessária uma dieta adequada para suprir a perda de energia e possibilitar a construção do músculo. Uma dieta inapropriada acompanhada de musculação pode resultar em perda de conteúdo proteico no tecido muscular, pois o corpo utilizará as proteínas dos músculos para suprir as demandas energéticas.

Hipertrofia Metabólica –

O treino de musculação metabólico promove o aumento de volume muscular basicamente através do aumento de líquidos e reservas intracelulares e não especificamente da fibra muscular. Por isso, é considerado um treino de hipertrofia de resultados rápidos, porém não duradouros, já que a perda desses ganhos se dá assim que o processo de treinamento é interrompido. É um treino de alto gasto calórico, logo uma boa forma de reduzir a gordura corporal simultaneamente ao ganho de massa muscular e força.

Esse tipo de treino normalmente se dá através de

  • Repetições maiores (8 a 12) cargas altas (proporcional as repetições);
  • Intervalos entre séries menores ( 45 segundos a 1 minuto);

    Hipertrofia Tensional

    Nesse tipo de exercício a intenção é provocar um estresse de alta intensidade sob o musculo promovendo uma alta degradação proteica (quebra de proteínas musculares), através de poucas repetições e grandes volumes de peso, nessa modalidade é necessária um grande descanso, tanto no pós treino ( descanso ), quanto durante o treino, intervalos entre as séries de 90 segundos ou mais, não ultrapassando 3 minutos para não relaxar demais a musculatura,  o aumento se dá, através das fibrilas que formam as fibras musculares, aumentando a capacidade de força e tamanho.

    Toda atividade de musculação deve ser acompanhada por um profissional de Educação Física, consulte o médico para liberação de exercícios.

     

author: Eldson

Graduando em Educação Física na UNIFOR ( Universidade de Fortaleza) 22 anos, Fortaleza - Ce

Comment
0

Leave a reply