Loading...
Blog
  • Main page

Importância da PROTEÍNA no ganho de massa magra

07.02.2017

Quem pratica musculação com objetivos de hipertrofia sabe da importância de uma nutrição saudável e balanceada, e a proteína sem sombra de dúvidas é um dos macronutrientes que tem ligação direta no ganho de massa magra. É este nutriente que é responsável pela construção de músculos e outros tecidos, como unhas e pele, células nervosas, fabricação de hormônios essenciais e enzimas, assim como está ligada ao fortalecimento do sistema imunológico.

A proteína garante energia na ausência de carboidratos, preserva e aumenta  o ganho de massa muscular. As que nosso corpo mais precisa vem de fonte animal, que contém todos os aminoácidos necessários, ao contrário de fontes vegetais. Quando você treina com pesos o ideal é consumir 1,5g a 2g por quilo de peso corporal. Pode ser encontrada em alimentos como carnes, aves, ovos, peixes, queijo, leite, nozes, legumes e em menor quantidade em vegetais ricos em amido.

Jamais conte como proteína carnes processadas e embutidos, como salsichas, carne enlatada, steaks de frango, embora seja de origem animal, esse tipo de alimento contém gorduras que fazem mal ao organismo, é encharcado de sódio e agentes de enchimento, fora que não tem como saber o quanto do nutriente está sendo ingerido. O soro do leite,  chamado de whey protein, além dos alimentos já citados,  é uma das fontes ricas em proteínas.

No caso de quem pratica a musculação, se houver um consumo abaixo do que é necessário de proteínas, não há crescimento muscular, pelo contrário, há deterioração da massa muscular existente, pois esta terá de fornecer nutrientes para o bom funcionamento orgânico. Tenha uma ingestão balanceada, lembre-se que o excesso de qualquer alimento traz prejuízos a saúde, e o da proteína não é diferente, pode ocasionar desidratação e sobrecarga nos rins, por exemplo. Principalmente daqueles que optam por suplementos proteicos químicos.

 

 

author: ma.gabrielasouza

Jornalista- Centro Universitário 7 de Setembro

Comment
0

Leave a reply