Loading...
Blog
  • Main page

Importância dos MICRONUTRIENTES para praticantes de exercícios físicos

14.01.2017

Os micronutrientes são as vitaminas e minerais que não são produzidas pelo organismo, mas podem ser encontrados em pequenas quantidades (g, mg) na maioria dos alimentos. São de importância vital para qualquer ser humano, pois garantem o bom funcionamento do organismo, e assim como os macronutrientes ( carboidratos, proteínas e gorduras) não podem faltar na dieta daqueles que praticam exercícios físicos.

Desta forma, deve-se valorizar uma boa suplementação para garantir os micronutrientes, sem eles o processo de metabolismo, antioxidação e energético serão prejudicados, e isso é o que qualquer atleta não quer que aconteça.  Estão envolvidas ainda, com o processo de desenvolvimento corporal, prevenção de doenças, melhora na lesão de tecidos e envelhecimento precoce.

Existem dois tipos de vitaminas, as solúveis em gordura (lipossolúveis), que faz o nosso corpo funcionar perfeitamente, mas não é recomendado o alto consumo porque o excesso dela é armazenado no nosso corpo. E vitaminas solúveis em água (hidrossolúveis), são seguras, pois estas não são armazenadas no organismo e é necessário consumir com mais frequência.

Praticantes de exercícios precisam de todos os micronutrientes, em especial as vitaminas C e E  e as vitaminas do complexo B. Além dos minerais que são elementos inorgânicos encontrados na natureza, que é importante para construção/manutenção de tecidos corporais , ossos, músculos, ativação de hormônios, enzimas e metabolismo.

A vitamina C é encontrada, por exemplo, em laranja, goiaba, kiwi, acerola, pimentão, brócolis e couve. Protege contra danos oxidativos, formação de colágeno, ossos saudáveis e combate infecções. A vitamina E, é antioxidante, principalmente nas gorduras e mantém em boas condições o coração, circulação, pele e sistema nervoso. Tenha essa vitamina através de gordura bovina, frango, peixe, caju, espinafre e etc.

As vitaminas do complexo B você encontra em leite, queijo, iogurte, pães, legumes, noz, carne de porco, cerais matinais fortalecidos, ovos, couve flor, carnes de músculos e órgãos, dentre outros. No geral essas vitaminas ajudam a quebrar, utilizar composição proteicas, carboidratos e gorduras, além de fornecer energia dos alimentos, libera cálcio, produz hemácias e crescimento corporal.

author: ma.gabrielasouza

Jornalista- Centro Universitário 7 de Setembro

Comment
0

Leave a reply