Loading...
Blog
  • Main page
12
12
2018

Medida IDEAL relação cintura e quadril

By admin 0

A relação cintura/quadril é uma medida que ajuda a identificar a localização da gordura corporal.

Como infelizmente o acúmulo de gordura localizado ao redor dos órgãos não pode ser medido com o adipômetro, já que são encontrados abaixo dos músculos abdominais, os pesquisadores encontraram uma significativa relação no binômio cintura/quadril para determinar porque a gordura visceral compreende um risco para enfermidades cardíacas, hipertensão, acidente vascular cerebral e alguns tipos de câncer.

Para calcular a relação, com uma fita métrica, meça a sessão da cintura sem roupa e sem apertar a fita. Em seguida, meça o quadril. Siga a seguinte fórmula: RCQ = medida da cintura / medida do quadril.

  • Risco Alto: Mais de 0.95 em homem / Mais de 0.85 em mulher
  • Risco Moderado: Entre 0.90 e 0.95 em homem / entre 0.80 e 0.85 em mulher
  • Risco Baixo: Menos de 0.90 em homem / Menos de 0.80 em mulher

Por que a gordura acumulada é um risco? Uma razão pode ocorrer devido à gordura acumulada, ao redor e nas vísceras, possuir uma via circulatória direta do fígado. As células adiposas nesta localização enviam ácidos graxos diretamente ao fígado, onde podem ser utilizadas para sintetizar o colesterol adicional e aumentar o risco de enfermidade cardíaca. Além das razões desta relação, sabemos que o exercício é a forma para reduzir a quantidade de gordura visceral metabolicamente ativa. E, também, sabemos que a resistência à insulina, os hormônios do estresse (cortisol e epinefrina), o álcool e o tabaco tendem a aumentar a relação cintura/quadril.

Tags for this post

author: admin