Loading...
Blog
  • Main page

Musculação bem planejada e sistematizada como importante arma para o Emagrecimento Saudável!

By Eldson 0
29.05.2017

Superficialmente, é correto afirmar que toda e qualquer atividade física, contribui para um emagrecimento, tendo em vista que todas provocam um gasto de calorias maior do que quando em repouso. Sendo assim, fica possível mencionar que o treinamento de força por agir significativamente no aumento de massa muscular, e consequentemente contribuir ainda mais com o aumento do metabolismo basal, vem ser um fator ímpar para o emagrecimento saudável, que estimam que o aumento de 1 a 3 kg de massa muscular pode levar, isoladamente, à perda de 1 a 2 kg de gordura por ano em função do aumento da massa muscular.

Treinamento de Força: fundamentos para um emagrecimento saudável, acima foi citado que a atividade física age como um fator ímpar para inúmeros casos e doenças,o enorme potencial que o treinamento de força tem quando bem planejado e sistematizado para o emagrecimento saudável.

Corretamente planejados, o treinamento de força vem contribuir de forma significativa para a redução da porcentagem de gordura corporal, já que há uma elevação do metabolismo devido aumento da massa muscular, com isso, há um aumento no gasto energético consequente da oxidação de calorias.

Para entender melhor sobre como acontece fisiologicamente o gasto calórico e o emagrecimento, deve-se ater a quais mecanismos levam a tais resultados metabólicos, por tanto, é necessário entender, que só “há três formas de se gastar calorias”:

a) as utilizadas no metabolismo basal: é a quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso.
Essa taxa pode variar de acordo com o sexo, peso, altura, idade e nível de atividade física;

b) às necessárias para digerir alimentos; o próprio gasto corporal para efetuar o processo de digestão alimentar.

c) e as consumidas na contração muscular”, e que ao mensurá-las, observa-se que o metabolismo basal é responsável por cerca de 70% do gasto calórico, devido fazer parte das calorias destinadas para manter as funções celulares de todo organismo, porém, fica nítido que elevando a taxa de metabolismo basal, certamente elevar-se-á o gasto calórico e, com isso, contribuindo ainda mais para o emagrecimento.

Referencias Bibliográficas / Todos os créditos:

TREINAMENTO DE FORÇA E SEUS BENEFÍCIOS VOLTADOS PARA UM EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL
– José Nunes da Silva Filho

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo,
v.7, n.40, p.329-338. Jul/Ago. 2013. ISSN 1981-9900.334

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício
ISSN 1981-9900 versão eletrônica
Periódico do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício
w w w . i b p e f e x . c o m . b r / w w w . r b p f e x . c o m . b r

Willians e colaboradores (2007)
(Santarém, 2012).
(ACSM, 2002; Fleck e Kraemer, 2006; Lopes (2008) citador por Francischi, Pereira e Lancha Junior, 2001).
(McARDLE e col., 1992 )

 

author: Eldson

Graduando em Educação Física na UNIFOR ( Universidade de Fortaleza) 22 anos, Fortaleza - Ce

Comment
0

Leave a reply