Loading...
Blog
  • Main page
05
04
2017

MUSCULAÇÃO na Terceira Idade – Certo ou Errado? Quais os benefícios?

By Eldson 0

 

Os exercícios físicos trazem muitos benefícios, na terceira idade, além da parte corporal envolve-se também outras questões relacionadas a prevenção e retardamento das alterações biológicas, psicológicas e sociais que são inerentes a idade, contribuindo para o relacionamento do idoso consigo mesmo, com a família, amigos e a sociedade.

Acima de 65 anos, 40% dos indivíduos caem pelo menos uma vez por ano, podendo ocorrer lesões, principalmente,
fraturas que reduzem a mobilidade articular. Em consequência, ocorre uma sucessão de fatos tais como medo de executar movimentos novamente, sedentarismo e doenças, acentuados pela má nutrição.

Entre os vários Benefícios estão o aumento da massa muscular, redução do percentual de gordura corporal, aumentando a força do indivíduo, facilitando a sua locomoção, mantêm a pressão sanguínea e a frequência cardíaca dentro de padrões aceitáveis para a idade, dificultando o acúmulo de colesterol no sangue entre outros. A musculação faz com que o indivíduo tenha mais força, devido ao aumento da massa muscular evitando quedas e melhorando nos afazeres domésticos e devolvendo a independência física ao praticante, refletindo na autoestima e sensação de bem-estar.

E podem-se obter resultados melhores se a prática e a intensidade for adequada, respeitando-lhe a individualidade
biológica, melhorando os benefícios a médio e longo prazo, obtendo-se um menor desgaste físico, mais segurança e saúde, melhora na mobilidade articular e, principalmente, na sociabilidade e questão emocional (mais vontade

de viver).

Lembrando que toda atividade física de musculação ( entre outras) deve ser acompanhada por um Profissional de Educação Física, e ter sido liberada após exames médicos.

Referências Bibliográficas: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3860/2654

 

author: Eldson

Graduando em Educação Física na UNIFOR ( Universidade de Fortaleza) 22 anos, Fortaleza - Ce

Comment
0

Leave a reply