Blog

Ovo aumenta colesterol? Qual a relação dos Ovos com a Musculação? Quais seus Benefícios na alimentação? Saiba aqui

By  | 

Os ovos são considerados erroneamente nocivos à saúde por conterem colesterol, no entanto, foi comprovado cientificamente por inúmeros estudos que o colesterol contido no ovo NÃO afeta negativamente o nível de colesterol no sangue.

Na realidade, o que acontece é o seguinte: o ovo aumenta o nível de colesterol HDL (o bom colesterol), o que não causa alteração no nível de colesterol. Além disso, o ovo ainda transforma os pequeninos LDLs (mau colesterol) em um tipo maior de LDL, o qual é benigno, veja mais alguns benefícios do ovo em sua alimentação:

 

  1. Na parte amarela(gema) encontra-se a Colina ( A colina é uma das vitaminas do complexo B. As duas principais funções da colina envolvem o cérebro. Ela é importante para a formação do neurotransmissor acetilcolina, que regulariza de maneira indireta a memória, a cognição e entra no controle da frequência cardíaca, da respiração e da atividade dos músculos. Outra função da colina é entrar na formação da esfingomielina que forma a capa dos nervos que chamamos de bainha de mielina. A bainha de mielina tem que existir para que o impulso nervoso caminhe nos neurônios, ela é a capa dos neurônios, estrutura que envolve o neurônio.)
  2. Na clara encontra-se uma substância benéfica a sua saúde, no qual dificulta a absorção de colesterol no intestino chamada de Leticina, veja os benefícios:
  • Controla os níveis de colesterol;
  • Facilita a quebra de gordura na corrente sanguínea;
  • Diminui os riscos de hipertensão;
  • Regula os níveis de triglicéridos no sangue
  • Previne a arteriosclerose;
  • Evita o envelhecimento precoce;
  • Combate o diabetes;
  • Diminui a incidência de problemas cardíacos;

3. O ovo também é fonte de biotina que diminui queda de cabelo e também atua no controle de diabetes;

4. Na gema do ovo encontra-se a Leuteina e  Zeaxantina que são associados à prevenção de doença na catarata;

5. A Albumina é uma proteína encontrada na clara, responsável por ajudar na recuperação dos músculos  e dar                 saciedade, e é daqui a maior relação com a musculação, pois dentro do estômago a albumina é quebrada em               várias partículas de aminoácidos, que ficam a disposição para reconstruir ou construir qualquer célula do                     corpo, esse processo de restauração muscular que causa o maior efeito prático para os praticantes de                               musculação, ( sendo interessante consumi-la, próximo a ir dormir, para ajudar o corpo em seu processo                 anabólico e anti-catabólico, ou seja, evitar a perda e massa muscular e ao mesmo tempo promover o                               crescimento do tecido muscular.

 

GOSTOU DO CONTEUDO?

Deixe seu nome e seu email para poder lhe manter atualizado com as melhores informações.

privacy 0% SPAM

Graduando em Educação Física na UNIFOR ( Universidade de Fortaleza) 22 anos, Fortaleza - Ce

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *