Loading...
Blog
  • Main page
03
05
2017

PROGRESSIVE OVERLOAD Muito Mais que Aumentar a Carga do Treino!

By Eldson 0

O Conceito desse tipo de treino, consiste em aumentar o estímulo muscular, aumentando o nível de dificuldade de forma constante e gradativa, variando os desafios de seu treinamento, de uma forma que “não se limite” a apenas aumentar a carga, e sim um conjunto de alterações pre-definidas, mantendo uma cadência, fazendo com que você execute os movimentos da forma mais correta possível dentro da execução mais correta e eficiente possível para o exercício.

Execução do PROGRESSIVE OVERLOAD :

A alteração de volume de treino, pode se dar por diversas maneiras, aumentando os “desafios”, e mantendo seu corpo e mente estimulados a se superar:

  • Aumentando o número de séries;
  • Aumentando o número de repetições;
  • Verificação do tempo de treino, focando em fazer o mesmo trabalho ( treino ) em um tempo menor, do que do ultimo treino, com mais eficiência, alterando assim o tempo de descanso, levando com o decorrer da execução e a longo prazo a um estado de descanso mínimo, recomendado para o  exercício, o que demonstraria um grande avanço no seu condicionamento.
  • Alteração da Execução; Uma execução mais apropriada, onde se consegue trabalhar de forma mais “focada” no músculo que o exercício está propondo “forçar”, trabalhando-o muito mais, mesmo que todo o resto do treino esteja igual, ainda terá sido mais desafiante e assim mais eficiente consequentemente.
  • Cadência: Diminuir a velocidade de execução do exercício, principalmente na fase excêntrica do exercício, mesmo que seja um aumento pequeno de tempo, ainda sim será visivelmente notado o nível de dificuldade do exercício aumentado, e os resultados dos exercícios surgiram de forma muito mais constante.
  • Cargas: O aumento do numero de cargas “peso” suportado em um exercício também significa uma evolução, e também faz parte do  PROGRESSIVE OVERLOAD.

  • Aumentando a frequência de treinos de alguns grupos musculares, podendo treinar até duas vezes por semana os mesmos grupos musculares.



author: Eldson

Graduando em Educação Física na UNIFOR ( Universidade de Fortaleza) 22 anos, Fortaleza - Ce

Comment
0

Leave a reply