Loading...
Blog
  • Main page
16
10
2018

Resumo COMPOSIÇÃO CORPOAL PDF

By admin 0

Nosso organismo é formado 96% pela combinação de quatro elementos essenciais: carbono: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. São as bases dos carboidratos, das gorduras, das proteínas e água que ingerimos. Os outros 4% são minerais (cálcio, fósforo, flúor, ferro, potássio, sódio, etc.).

Uma pessoa que pesa 68 quilos possui as seguintes porcentagens corporais:

  • Hidratos de carbono: menos de 1%;
  • Proteínas: 20%;
  • Gorduras: 15%;
  • Água: 60%;
  • Minerais: 4%

A composição corporal varia muito de um indivíduo a outro em função de fatores como a idade, o sexo, a atividade física, a dieta, a genética, a modalidade esportiva, etc.

A reserva total de hidratos de carbono armazenada na forma de glicogênio corporal para um indivíduo de aproximadamente 70 quilos é de 300 a 400 g, dos quais 100 gramas se armazenam no fígado e 300 g no músculo e, por isso, são quantidades que não afetam em grandes medidas a composição corporal.

Desta forma, o interesse das determinações científicas para composição corporal se centra fundamentalmente em quatro componentes básicos: gordura corporal, massa muscular, minerais ósseos e água corporal.

Dependendo do objetivo que buscamos, podemos analisar a composição de todos ou somente de alguns destes componentes. Na antropometria (ou análise da composição corporal) se analisam fundamentalmente a gordura corporal e massa muscular magra.

Veremos no que consiste cada uma delas nos seguintes posts.

Fiquem ligados!

Tags for this post

author: admin