Loading...
Blog
  • Main page

Saiba mais sobre o OVERTRAINING e os seus perigos

23.02.2017

Sabe-se que passar horas e horas malhando não é sinônimo de hipertrofia rápida, que para atingir esse objetivo é necessário paciência e disciplina, tanto no treino como na alimentação, não há receita mágica. Mesmo assim na ânsia pelo corpo perfeito e todo malhado muitos passam a fazer treinos seguidos para os mesmos grupos musculares, ignorando assim o tempo de descanso entre um treino e outro, uma pressa que pode prejudicar muito a saúde.

O chamado overtraining é justamente o resultado dessa pressa, um estado de estresse físico no qual o atleta não respeita o tempo de restauração dos músculos estimulados no treino. Ou ainda, faz séries exageradas no treino sem a pausa necessária de regeneração, estando assim diretamente ligado a incoerência do dano causado pelo exercício exacerbado à capacidade de reparo do organismo.

Sabemos que para ganhar massa magra precisa-se falhar o músculo, ocasionando microlesões que durante o descanso sua regeneração irá gerar hipertrofia, descanso esse que precisa ser de no mínimo 48 horas entre um treino e outro. Se isso é atropelado você fica em estado de overtraining e não alcança seu objetivo.

Dor tardia, fadiga física não é sinal que você treinou bem, mas pode ser um sinal que você está exagerando, se for acompanhado de dor de cabeça, mudança de humor, perda na qualidade de sono, irritabilidade quer dizer que está passando de todos os limites e seu corpo precisa descansar. Prejudicando o sistema imune que tem um papel importante na recuperação muscular, consequentemente atrapalha o anabolismo.

author: ma.gabrielasouza

Jornalista- Centro Universitário 7 de Setembro

Comment
0

Leave a reply