Blog

Saiba o que é CORTISOL e os efeitos na hipertrofia

By  | 

Mais conhecido como hormônio do estresse o cortisol é uma reação do organismo a algum tipo de estresse, seja físico, mental e até emocional, daí o porquê do apelido, faz com que o corpo reaja de forma imune a um problema ou dor. O que acontece é que com o aumento de cortisol há diminuição da síntese de proteína e a queda de níveis de testosterona, ai já viu, a consequência é menos massa muscular.

É responsável pela degradação do músculo porque faz com que os aminoácidos do tecido muscular seja usado como combustível extra na falta de glicose, o que é resultado de jejum, cansaço, ou após um treino longo, por exemplo. É uma reação natural, onde o próprio organismo tenta se defender/preservar de um situação ruim, mas acaba prejudicando a hipertrofia pelos motivos já ditos e pode ainda aumentar a fadiga, diminuir energia, concentração e causar insônia.

Então conheça algumas estratégias para driblar, mas lembre-se, não é doença, ou seja não tem cura, o que pode-se fazer é evitar o máximo que puder o que eleva o cortisol. Como dietas de baixas calorias, treinamento mais intenso do que o seu corpo possa se recuperar depois, noites mal dormidas ou quantidade de sono insuficiente, estresses do dia a dia, seja no trabalho, amoroso, ou problemas de saúde.

Não vá ficar paranoico, é comum em nossas vidas passarmos por perrengues, tem coisas que são inevitáveis, e lógico que o corpo vai reagir de alguma forma, mas preserve-se, mantenha a calma, alimente-se bem, 6 a 8 vezes por dia só diminua a quantidade, tome um belo banho de sol, pois induz a produção de vitamina D e diminui os níveis de cortisol, opte pelo BCAA antes e depois do treino pois vai auxiliar no anabolismo e regeneração dos músculos. Evitado a fadiga muscular.

 

 

GOSTOU DO CONTEUDO?

Deixe seu nome e seu email para poder lhe manter atualizado com as melhores informações.

privacy 0% SPAM

Jornalista- Centro Universitário 7 de Setembro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *