Loading...
Blog
  • Main page

Técnica de OCLUSÃO VASCULAR para hipertrofia por Paulo Muzy

19.01.2017

Mais conhecido como KAATSU TRAINING, a técnica de oclusão vascular consiste em executar os exercícios com restrição parcial do fluxo sanguíneo na área desejada. Para isso utilizam-se torniquetes, tiras de borrachas, ou melhor ainda, manguitos infláveis, proporcionando mais segurança durante as as séries.

Na execução é usado menos carga do que nos exercícios sem a citada restrição. A ideia é que com a diminuição do fluxo sanguíneo no exercício de baixa intensidade, aumente a resistência e síntese proteica muscular. Assim ao fazer o Kaatsu training, acontece um estado que chamamos de hipóxia e acúmulo de metabólitos no tecido muscular, o que gera mais fadiga e força, consequentemente acontece a hipertrofia.

Estudos recentes mostram que que a técnica de oclusão vascular pode induzir aumentos da musculatura tanto quanto os exercícios de alta carga. No vídeo  foram utilizadas 4 series com 30 segundos de intervalo. A pressão de oclusão foi representada pelo valor da pressão arterial sistólica de repouso (120mmHg). A media de repetições ficou em torno de 15 para intensidade de 30% de 1RM.

Mas, atenção, há pessoas com baixa tolerância a sensação de cansaço e dor que o método causa, acaba não adaptando-se, nem todas as pessoas podem se sentir bem ao fazer a técnica, caso você tenha problema cardíaco ou de circulação o ideal é é procurar o médico e um profissional de educação física.

author: ma.gabrielasouza

Jornalista- Centro Universitário 7 de Setembro

Comment
0

Leave a reply