Loading...
Blog
  • Main page

Tempo de descanso apropriado entre TREINOS e SÉRIES

20.01.2017

O fator essencial para quem pratica a musculação e quer perceber bons resultados é o tempo/intervalo de descanso entre treinos e séries. Poucos se importam e acabam por atropelar os treinos e fazer exercícios um após o outro sem respeitar o corpo, com a esperança de alcançar os objetivos mais rapidamente. Mas, enganam-se.

O intervalo de recuperação entre os treinos é importante para dá o tempo necessário para o músculo “descansar”  para outro dia de exercícios. É nesse tempo que aumenta o conteúdo de proteínas musculares, seja pelo catabolismo ou pelo aumento da síntese proteica. Basicamente, o que vai definir o tempo de intervalo entre os treinos é a consequência fisiológica, que dependem de dois fatores: As características do treino e a condição inicial do aluno.

Geralmente, dependendo da intensidade e dos estímulos trabalhados, o ideal são 48 horas de descanso entre os treinos. Mas isso pode variar de acordo com as microlesões que seu corpo ter e o nível de treinamento que se encontra, se você malha muito pesado, fadiga mais o corpo, esse intervalo pode aumentar. Alguns fatores influenciam, como idade e gênero, por exemplo.

Outro ponto chave para quem pratica musculação é respeitar o intervalo entre as séries no treino. Pois, é muito importante realizar os estímulos correto para gerar a hipertrofia, nesse caso o ideal de tempo de descanso é entre  2 a 4 minutos, se for séries mais longas, de 10 a 12 minutos, menos que isso recomenda-se um minuto.

Não recomenda-se descansos reduzidos em treinos tensionais porque diminuem a capacidade de suportar cargas maiores. Quando se fala de outros objetivos, como ganhar força e resistência os tempos e séries mudam, aqui estamos falando de hipertrofia.

author: ma.gabrielasouza

Jornalista- Centro Universitário 7 de Setembro

Comment
0

Leave a reply