Loading...
Blog
  • Main page
22
05
2017

Estudo sugere que pelo menos 30 minutos de exercício físico, estimulam a criação de novas células cerebrais na região responsável pela memória !

By Eldson 0

Os benefícios da corrida, é comprovada cientificamente em diversos estudos, mas ainda não se tinha associado ou comprovado que nossos cérebros adquiriam uma certa quantidade de neurônios até a vida adulta, e então paravam de nascer novos, mas estudos feitos com animais mostraram que os neurônios são produzidos pelo cérebro durante toda a vida e apenas uma atividade, até agora, mostrou colaborar com esse desenvolvimento: exercícios aeróbicos.

O recente estudo publicado pelo periódico International Journal of Sport and Exercise Psychology observou melhoras no humor, durante e depois dos exercícios, o que já é popular entre os praticantes, aquela sensação de leveza e mente leve, tem uma comprovação da neurociência, esse estudo que durou cerca de 30 anos, sugere que existe uma relação bastante forte entre exercícios aeróbicos e a chamada “clareza cognitiva posterior”.

Clareza Cognitiva Posterior: pode se definir como aquisição de uma habilidade de aprendizagem nova, igualando a situação à destreza de apreensão de qualquer outro aprendizado.

A outra novidade é que essas células nascem no hipocampo, região do cérebro associada à aprendizagem e memória, o que poderia explicar por que tantos estudos indicam relação entre exercícios e benefícios à memória.

“Se você está se exercitando a ponto de suar por cerca de 30 a 40 minutos, novas células cerebrais estão nascendo bem na região da memória”, afirmou Karen Postal, presidente da Academia Americana de Neuropsicologia Clínica, ao Science of Us.

Outra mudança após os exercícios foi registrada no lobo frontal, com o aumento de fluxo sanguíneo: a área é associada à concentração e foco, que controlam a tomada de decisão e a maneira como gerenciamos nosso tempo.

 

author: Eldson

Graduando em Educação Física na UNIFOR ( Universidade de Fortaleza) 22 anos, Fortaleza - Ce

Comment
0

Leave a reply